
Uma criança de 8 anos ficou ferida na manhã desta terça-feira (13), em uma colisão envolvendo a motocicleta em que ela estava na garupa e uma carreta, em Jacobina, Piemonte da Chapada Diamantina. O acidente reforça a recomendação da nova lei, que proíbe menores de 10 anos em moto, para garantir a segurança já que uma criança menor de 10 anos na moto pode não ter força para se segurar.
Segundo informações apuradas pelo Jacobina, a criança, identificada como Ana Luísa seguia na garupa da moto com a mãe, Mônica Pereira Santos de Aquino, quando os veículos colidiram. Um pneu da carreta passou sobre a moto e a criança, causando nela diversas lesões na região da bacia. Moradores usaram um guarda-chuva para fazer sombra para a criança enquanto ela permanecia caída, ao lado da mãe que também foi amparada, e saiu sem ferimentos do acidente.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), e regulada para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.
A criança já passou por uma cirurgia de mais de cinco horas e vai precisar realizar outras devido à gravidade das lesões, conforme apurou a reportagem do Jacobina Notícias.
Uma campanha foi iniciada pelas redes sociais para ajudar a família. A mãe, Mônica Pereira Santos de Aquino, está acompanhando a filha no HEC e deixou outros dois filhos aos cuidados da avó. A ajuda pode ser feita via pix(CPF): 861.205.105-32 Nome: Mônica Pereira Santos de Aquino
Embora muitos pais levem seus filhos para a escola ou passeios de motocicleta, este ato desrespeita as normas de trânsito vigentes em nosso país. Até 2020 os motociclistas podiam transportar crianças maiores de 7 anos em seus meios de transporte. No entanto, esta lei mudou em abril de 2021. Sendo assim, agora apenas crianças maiores de 10 anos podem utilizar este meio de transporte.