Fenômeno raro no céu é flagrado por moradores de Jussiape

 

Um fenômeno diferente encantou os moradores de Jussiape, na Chapada Diamantina. Diversas pessoas fizeram o registro. Segundo os meteorologistas, o fenômeno é incomum e rápido. Ele ocorre quando a luz do sol reflete em gotículas de água, e quem conseguiu fotografar o momento teve muita sorte.

O nome técnico para o fenômeno é "irisação" ou "iridização". O caso, trata-se de onda luminosa, luz que vem do Sol, difratada por uma nuvem que contém gotículas de água ou cristais de gelo. O fenômeno pouco conhecido, proporcionou os moradores do município chapadeiro, uma oportunidade única de presenciar um “Disco de Luz” no fim da tarde do último sábado (18/11), que iluminou o céu, dando a ele uma espécie de cortina de luz alaranjada que durou em torno de 20 minutos. No momento em que aconteceu o fenômeno havia algumas pessoas caminhando pelo local que fica nas proximidades da Barragem Duas Ilhas. As cidades da Chapada Diamantina são famosas por possuírem um dos mais belos fins de tarde do Brasil. Durante todo o verão e início do inverno o sol proporciona paisagens impressionantes nesses lugares. Possivelmente, o clarão avistado no fim daquela tarde poderá voltará a se repetir com maior ou menor intensidade. A coroa de luz despertou o interesse de pessoas que nunca haviam testemunhado o episódio na região, resultando em fotografias e chamando a atenção daqueles que presenciaram. Também de acordo com astrônomos, a possível explicação para o fenômeno é mesmo a incidência de raios solares em cristais de gelo suspensos em nuvens Cumulonimbus, caracterizadas por um grande desenvolvimento vertical. 
//Jussi Up Press

Nenhum comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

MAIS LIDAS DA SEMANA