Piatã é o sexto município no índice de governança entre cidades baianas com até 20 mil habitantes e 12º no geral em todo o estado

 

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, Bahia, administrado pelo prefeito Marcos Paulo (PDT), ficou em sexto lugar no ranking de melhor governança municipal entre as cidades baianos com até 20 mil habitantes, de acordo com os dados divulgados pelo Conselho Federal de Administração (CFA) na pesquisa do Índice de Governança Municipal (IGM/CFA 2023). A gestão municipal também celebrou a 12ª posição no estado da Bahia, entre 417 municípios, e em 242ª em todo o Brasil.
Publiciadade


O prefeito Marcos Paulo, que recentemente esteve entre os 10 melhores gestores da Bahia de acordo com a pesquisa do site Informe Baiano, comentou sobre o trabalho realizado pela sua administração e a importância desses resultados. “Isso mostra que estamos no caminho certo, pois quando se falava em aprovação, em índices, nosso município sempre figurou entre os últimos da Bahia, mas temos a consciência de que temos muito ainda a conquistar”.


O gestor explica que a média nacional foi de 5,73 e Piatã ficou com a 6,42 pontos. O IGM/CFA é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração que tem como objetivo auxiliar os gestores municipais a identificar as necessidades e boas práticas da região, priorizar políticas públicas e promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

Esse índice se diferencia dos demais utilizados no contexto brasileiro, pois envolve uma visão mais abrangente sobre as dimensões da governança pública, com foco nas relações entre as dimensões fiscal, gestão e desempenho. Segundo o Conselho Federal de Administração, os dados utilizados para esse resultado foram extraídos de fontes como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem