Centenas de famílias são retiradas de acampamento na Chapada Diamantina, diz MST

 

Centenas de famílias foram retiradas de um acampamento, na cidade de Planaltino, na Chapada Diamantina, na tarde desta quinta-feira (27). A informação foi divulgada pelo Movimento Sem Terra (MST).

Segundo o MST, essa é a terceira vez que as famílias do acampamento Estrela Vive são retiradas na área da empresa FERBASA, única produtora integrada de ferrocromo das Américas e reconhecida por sua forte atuação socioambiental.

De acordo com o grupo, a fazenda foi reocupada no dia 30 de março, quando as famílias voltaram para a área e retomaram os plantios e construção dos barracos que haviam sido destruídos no último despejo.
Conforme o Movimento Sem Terra, a notícia de que seriam retirados da área circulou por todo território, mas nenhum comunicado oficial foi feito. O grupo alega que a terra está abandonada e improdutiva, já que o "local não gerava emprego ou servia de moradia".

Foto: Divulgação MST


Em nota, o MST afirmou que as famílias do acampamento "não tem para onde ir e lutam para conquistar um pedaço de terra para viver e trabalhar".

O MST informou ainda que as famílias saíram da área de forma pacífica e estão acampadas em uma estrada próximo ao local que foram despejados.

Em nota, a FERBASA informou que ocorreu uma reintegração de posse determinada pela Justiça na Fazenda Reunidas Louro, de propriedade da empresa, no município de Planaltino.

A FERBASA afirmou que "sempre esteve aberta ao diálogo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e demais envolvidos". Acrescentou que tem atuado intensamente para fazer cumprir a desocupação de forma pacífica e ordeira.
Via: g1/BA

Nenhum comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

MAIS LIDAS DA SEMANA