Unidade de Beneficiamento de Café em Seabra atenderá agricultores familiares de Piatã, Abaíra, Bonito e Lençóis

 

 

 

 

Os agricultores e agricultoras familiares da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos (Cooperbio), dos municípios da Chapada Diamantina de Seabra, Piatã, Abaíra, Bonito e Lençóis, estão prestes a receber uma Unidade de Beneficiamento de Café, localizada na comunidade do Churé, em Seabra.

Com um investimento total de R$ 872 mil, entre estrutura e equipamentos, o objetivo da unidade é fomentar a cadeia produtiva local, qualificando tecnologicamente os cooperados e garantindo melhorias em suas produções. Além da instalação de equipamentos, estão sendo construídos uma sede administrativa com laboratório de prova, um galpão de beneficiamento de café e outro de rebeneficiamento. A ação também contempla 94 terreiros cobertos que servirão como suporte na garantia da qualidade do café especial.

“Os investimentos vêm para a unidade de beneficiamento com o intuito de melhorar a qualidade do café e isso vem desde a base de produção, porque a gente também está fazendo investimentos nas propriedades desses beneficiários com a construção de terreiros cobertos. Como a gente está numa região úmida, a ideia é fazer com que esses cafés possam maturar e secar no tempo certo para ter a qualidade desejada. A Cooperbio vem nessa busca por inserção em novos mercados e tanto a construção desses terreiros cobertos, quanto a implantação da unidade, vão ser um divisor de água” explica Cristiane Nascimento, assistente territorial do Bahia Produtiva no Território Chapada Diamantina.

Segundo Stênio Erson, diretor comercial da cooperativa, “tudo está encaminhando para que os cooperados possam se apossar dessa economia popular, solidária. Participar do projeto Alianças Produtivas foi muito significativo porque a cooperativa, o coletivo Cooperbio, está qualificando tecnologicamente, tendo uma base, uma estrutura de tecnologia para que esses agricultores familiares possam qualificar ainda mais a sua produção, qualificar ainda mais os cafés”.

A Cooperbio
A Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos (Cooperbio) é uma das principais produtoras de café com selo da agricultura familiar na Bahia e já soma mais de R$ 3,3 milhões em investimentos pelo Governo do Estado. Assistida pelo Bahia Produtiva, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em parceria com o Banco Mundial, hoje a entidade tem seus produtos comercializados em cafeterias de Salvador, Brasília e São Paulo e exportados para países como Portugal, Austrália, Inglaterra, Alemanha e Lisboa.

Ela faz parte do edital Alianças Produtivas, que dá apoio às cooperativas da agricultura familiar e incentiva sua inclusão no mercado, atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.
//Ascom/SDR

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem