Situada na Chapada Diamantina, a cidade de Piatã tem clima que beneficia produção de café

 

 

 

 

Situada na Chapada Diamantina, a 542 quilômetros de Salvador, a cidade de Piatã tem menos de 20 mil habitantes e, por diversas vezes, já ocupou posições de destaque na Cup of Excellence, um dos principais concursos de qualidade de café do Brasil. 
É neste município que se encontra a lavoura de Antônio Rigno de Oliveira, cujo café já foi premiado pela Cup of Excellence não apenas uma, mas quatro vezes. O produtor herdou o ofício do pai e do avô e garante ao engenheiro agrônomo Gustavo Rennó que um dos segredos da produção de sua lavoura é justamente Piatã. 
Considerada uma das melhores regiões para a melhores regiões para a cafeicultura, Piatã tem a sua produção beneficiada pela baixa umidade e altitude de 1.180m, o que a torna a cidade serrana mais alta do Nordeste. 

Com a cultura do café desenvolvida há várias gerações, o município tem o clima de montanha, com temperaturas que podem chegar a até 3ºC. Além disso, a região também é lar da mais antiga povoação da Chapa Diamantina, que passou a ser habitada em meados do século XVII, com os portugueses e bandeirantes. 

O café arábica é considerado o mais apropriado para o plantio na cidade. A espécie tem melhor fixação de aroma e sabor, quando cultivado nas condições climáticas de locais como Piatã e, por isso, a bebida produzida na região tem mais chances de alcançar alta qualidade.   
//tudoep.com

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem