Bahia recebe vacinas contra varíola dos macacos

 

 

 

 






 A Bahia recebeu, nesta terça-feira (14), um primeiro lote de vacinas contra Monkeypox. As 452 mil doses do imunizante estão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI). Nesse primeiro momento, a imunização ocorrerá em duas estratégias: pré-exposição e pós-exposição.

A pré-exposição será destinada a dois públicos: pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo homens cisgenero, travestis e mulheres transexuais, com idade superior ou igual a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses; e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus. Para a pós-exposição, serão vacinadas pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

A estratégia de vacinação pré-exposição será articulada com os serviços de atendimento especializado hiv/aids (SAE) e com as regionais e municípios, que estão realizando o levantamento do público que será atendido neste momento. Após a consolidação dessas informações, as doses serão enviadas para os locais de aplicação. A expectativa é que a vacinação seja iniciada na próxima semana.

Atualmente, a Bahia possui 155 casos confirmados. Destes, 67% estão concentrados em Salvador (104) e os 33% restantes estão distribuídos em outras cidades do interior do estado (51).

Nenhum comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

MAIS LIDAS DA SEMANA