#Bahia: Aeroporto de Vitória da Conquista alcançou marca de um milhão de passageiros

 

 

 

 


Foto: Rubens Silva/Portal Inúbia
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou, os indicadores do mercado aéreo para do mês de janeiro. Os dados indicam que além do movimento recorde registrado em janeiro, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, superou a marca de um milhão de embarques e desembarques.

De acordo com o órgão, em janeiro foram 44.749 procedimentos realizados, totalizando mais de 1,04 milhões desde a inauguração, em julho de 2019. O número de pousos e decolagens chegou a 11.707, 356 somente no primeiro mês do ano.

A Gol Linhas Aéreas foi quem mais transportou passageiros indo ou vindo para a cidade. ‭Foram 436,4 mil embarques e desembarques em aeronaves da empresa, o que equivale a quase 42% de toda a operação.

A Azul Linhas Aéreas é a segunda com mais procedimentos, quase 400 mil. Em terceiro aparece a VoePass, com 108 mil em sua operação que ocorre em parceria com a Gol. A Latam, última empresa a iniciar as operações na cidade, transportou 100 mil passageiros em pouco mais de um ano de atividades no Glauber Rocha.

Mais da metade dos passageiros que passaram pelo aeroporto tinham como origem ou destino a cidade de São Paulo, 507 mil. Em seguida aparece Salvador, com 282 mil e Belo Horizonte com 171 mil. Campinas, ligação não mais disponível, foi o destino que movimentou cerca de 52 mil passageiros.

Aviões e destinos

A cidade de Salvador é ligada a Vitória da Conquista por pelo menos 10 voos semanais, da Azul Linhas Aéreas, em aeronaves E-195, para até 118 passageiros, e pela VoePass, no ATR-72 para 68 passageiros. No mês passado, o Gol também começou a ofertar os voos, porém não programou operações para março, mas deve substituir a passaredo definitivamente com seu Boeing 737 ou 737 Max, com capacidade para 138 e 186 passageiros respectivamente a partir de abril.

A conexão para São Paulo é feita pela Gol, nas mesmas aeronaves e pela Latam, em no AirBus 320, para 180 passageiros. Para Belho Horizonte a ligação é feita pela Azul, na mesma aeronave que opera para Salvador.

A partir de junho, o serão operados voos de carga da Gol, com cinco frequências na semana. A previsão é de que seja operado um total de 49 voos semanais em Vitória da Conquista.
Via: Agência Sertão

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem