Baiano tira nota mil na redação do Enem: 'treinei bastante'

 

 

 

 

Após um ano de preparação e dedicação aos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante e professor de idiomas, Erick Quadros, de 22 anos, comemora a conquista da nota mil na redação, que foi divulgada nesta quinta-feira, 09, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"Eu não esperava esse resultado, mas pensava em uma nota em torno de 900. Treinei bastante ao longo do ano, fiz mais de 40 redações e o tema da redação foi muito discutido em sala de aula. Eu fazia as redações e, assim que recebia as correções, eu focava e trabalhava em cima dos erros. Isso foi muito importante para mim", afirma.

Com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", a prova foi realizada no dia 13 de novembro. Assim como o sucesso na redação, o estudante avalia o seu desempenho no exame de forma positiva e pretende aplicar a nota no curso dos sonhos. Ele revela que desejava cursar medicina desde o ensino médio, ainda quando morava na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.

 Foto: Divulgação | Ascom Bernoulli Salvador


“Ainda não posso afirmar sobre aprovações, mas tenho esperança de me inscrever no Sisu para o curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, talvez o Prouni. Mas o meu desejo é a Universidade Federal da Bahia. Mesmo que não seja aprovado agora, continuo motivado e sinto que estou no caminho certo. Desde o segundo, terceiro ano do ensino médio que eu venho cultivando esse sonho e venho me esforçando para realizá-lo”, diz.

Dicas

Tendo em vista o seu bom desempenho na redação, o estudante garante que para se dar bem na prova é preciso manter uma frequência na produção de textos no período da preparação. “A principal dica é praticar, fazer redações de vários temas. Eu fiz mais de 40 redações no ano passado. E quando você receber a correção, trabalhar nos erros para melhorar. Com o tempo você vai aprimorando o seu estilo de escrever. Cada um tem a sua forma e isso vai melhorando com a frequência”, pontua.

Além da prática, Erick destaca que o participante deve se atentar ao que é avaliado nas competências. “É importante pensar que é possível conquistar uma nota alta e atender as competências da prova. Então, você precisa entender os requisitos para fazer a redação.


Rotina de estudos

O jovem também  relembra o desafio de conciliar os estudos com o trabalho. Erick dá aulas online de inglês e japonês em cursos de idioma. A rotina de estudo em busca do sonho de se tornar médico já o acompanha há alguns anos. Inicialmente, ele começou a fazer cursos online e a estudar por conta própria em casa. Já em 2022, o estudante ingressou no curso Pré-vestibular Bernoulli, em Salvador.

"A gente precisa ter paciência com o processo individual de cada um. Ano passado foi um desafio conciliar meus estudos e o trabalho. Eu moro sozinho aqui em Salvador, tenho contas para pagar. Eu trabalhava a noite dando aulas particulares de idiomas e tinha que me dividir com as aulas do cursinho durante o dia. Então, eu fiquei bem contente com o resultado", declara.

Resultados


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na internet, na Página do Participante. Previstas inicialmente para serem divulgadas na próxima segunda-feira, 13, as notas foram antecipadas. Para consultar a nota, o participante deve fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Com as notas, os participantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, que estará disponível de 16 a 24 de fevereiro, no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).  
//Portal a Tarde

Nenhum comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

MAIS LIDAS DA SEMANA