Seabra/BA: Criança engole prego e para retirá-lo passa por procedimento diferenciado com sonda imantada no Hospital Regional da Chapada

 

 

 

 

 

Uma criança de apenas dois anos foi internada no Hospital Regional da Chapada, em Seabra,  por ter engolido um prego. Sua admissão hospitalar ocorreu na última quinta-feira (26), por volta das 17h. A criança é um menino morador de Seabra, na Chapada Diamantina.
Logo após dar entrada, o Hospital realizou exames de Radiografia para localizar o corpo estranho, e o prego estava alojado na segunda porção duodenal, “uma parte do corpo inacessível com endoscópio ou instrumental”, pontuou o Hospital.
O menino foi então submetido à uma endoscopia realizada no Centro Cirúrgico, porém, intubado. Foi passada uma sonda imantada (com imã na ponta) e o prego foi retirado sob visão direta do endoscópio. Essa manobra é digna de destaque, mostrando que a “equipe do Hospital da Chapada é diferenciada”.


A ingestão de pregos por crianças, especificamente, está associada a maior risco de perfuração em todo seu trajeto através do trato gastrointestinal. E no duodeno a perfuração é ainda mais propensa a ocorrer. A remoção endoscópica é recomendada, mas no caso dessa criança, a ação foi além do comum.
A sonda imantada, uma sonda com imã na ponta, foi inventada em 2015, por um médico em Florianópolis/SC, justamente para tratar as crianças que engolem moedas. Uma forma rápida e barata de resolver essas ocorrências. Para se ter uma ideia da força do imã dessa sonda, ele consegue erguer um grampeador grande e pesado.
A utilização da sonda imantada pela equipe do Hospital da Chapada Diamantina mostrou muita criatividade e evitou cirurgia na criança.
O pequeno menino foi liberado no dia seguinte, 24 horas após dar entrada na Unidade,
“De fato temos uma equipe diferenciada! Parabéns pelo trabalho!! Orgulho! ”, foram as palavras da equipe do Hospital.
Via: Chapada News

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem