Hospital Regional de Irecê recebe reconhecimento internacional pela agilidade no atendimento em casos de AVC

 

 

 

Divulgação SESAB

A Emergência do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce em Irecê (BA), recebeu a certificação Excelência do WSO Angels Awards, concedida pela Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization), em reconhecimento ao rápido atendimento prestado em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A conquista da certificação é resultado da agilidade e eficácia verificadas na assistência prestada pelo complexo hospitalar, permitindo, por exemplo, a redução significativa no tempo necessário até a administração da medicação trombolítica, utilizada nos pacientes com quadro de AVC.

Dos 120 casos monitorados entre janeiro e agosto de 2025 no Hospital Regional de Irecê, 57,1% dos pacientes receberam tratamento antes dos 60 minutos e 42,9% antes dos 45 minutos, sendo o menor tempo alcançado de 31 minutos para a trombólise, ou seja, para a dissolução de um coágulo sanguíneo. De acordo com o coordenador da Emergência, Elson Machado, tal desempenho é resultado principalmente de um trabalho em equipe, representado em um acolhimento exercido por múltiplos profissionais dedicados a salvar vidas. “Cada profissional tem um papel fundamental para alcançarmos esta marca. Juntos, conseguimos dar ao paciente a chance real de voltar à sua rotina com qualidade de vida. Um atendimento rápido e eficiente reduz significativamente as chances de sequelas graves”, pontua.

Para o neurologista Adilson Galvão, coordenador da Linha de Cuidado do AVC da unidade hospitalar, a contínua capacitação dos profissionais tem sido fundamental para um atendimento cada vez mais eficaz. “Seguimos investindo constantemente na comunicação da equipe, com treinamentos sobre protocolos de atendimento, simulações e discussões de casos clínicos desafiadores, além de atualizações sobre novas terapias e pesquisas”, explica.

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando um coágulo interrompe o fluxo de sangue no cérebro. Nesses casos, a rapidez no início do tratamento pode significar a diferença entre uma boa recuperação ou a permanência de sequelas graves. Segundo dados da Sociedade Brasileira de AVC, os acidentes vasculares cerebrais seguem, desde 2019, como a principal causa de mortes de origem cardiovascular no Brasil. Em 2024, por exemplo, o número total de óbitos por AVC no país foi de 85.427 casos.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem