Incêndio de grandes proporções mobiliza brigadistas na Serra de Santana em Piatã (BA)

 

 

 

Foto: Brigada Voluntária Altitude Ambiental

Na tarde da última segunda-feira, 22, um incêndio foi registrado na Serra de Santana, em trecho de difícil acesso do Parque Municipal, próximo à comunidade do Piauí, em Piatã, na Chapada Diamantina. A Brigada Voluntária Altitude Ambiental foi acionada assim que o incêndio foi detectado e, após horas de trabalho intenso, conseguiu controlar as chamas.

No entanto, o terreno acidentado, marcado por fendas e buracos, provavelmente escondeu brasas remanescentes e, no dia seguinte, houve a reignição do fogo em novos pontos, ampliando a área afetada. Em resposta, 25 brigadistas retornaram ao local para atuar de forma coordenada, controlar as chamas, impedir a propagação e restabelecer rapidamente os perímetros de segurança.
o final da tarde, o Corpo de Bombeiros da Base Florestal da Chapada foi acionado e seguiu de pronto para a região, onde permanecerá por todo o dia nesta quarta-feira, 24, para realizar o rescaldo e ações de monitoramento de áreas suspeitas de renovação de focos de calor.

Publicidade

Ricardo Xavier, chefe da brigada e secretário municipal de Turismo, ressaltou o trabalho da brigada voluntária nas ações empreendidas empreendidas e a atuação dos bombeiros no rescaldo. O apoio da Prefeitura Municipal também foi pontuado pelo secretário, em entrevista ao Chapada News. De acordo com Ricardo, o suporte fornecido foi essencial para garantir um combate célere e eficaz.

Infelizmente, o incêndio foi atribuído ao uso inadequado do fogo por uma família que realizava limpeza de roça — prática de queima controlada — que está suspensa na Chapada Diamantina e em outros municípios do Estado.
//Chapada News
Assista o video

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem