Frente fria vai espalhar chuvas e tempestades pelo Brasil no início da primavera; confira as áreas mais afetadas

 

 

 

Reprodução

A primavera deste ano se inicia nesta segunda-feira 22 de Setembro, junto ao seu início, no entanto, uma frente fria deve avançar pelo país, causando chuvas intensas e uma onda de frio que afetará grande parte do Brasil, trazendo um início atípico para a estação.
Um dia antes do início da Primavera, no domingo (21), a frente fria já estará causando chuvas intensas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, como é possível observar na figura acima.
Ao longo da segunda-feira (22), chuvas intensas ainda podem se formar na região Sul, e na sequência, a frente fria avança em direção ao Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Haverá condições para formação de tempestades com raios em diversos estados.
Previsão de densidade de raios na segunda-feira durante a tarde mostra a frente fria deixando a região Sul e passando a atuar sobre a região Sudeste e Centro-Oeste, com tempestades fortes.
Até o final da segunda-feira, tempestades terão se formado sobre São Paulo, Rio de Janeiro, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal devido à passagem do sistema frontal. Há risco de transtornos para a população.

Ao total, os acumulados de chuva podem chegar a 100 mm, com rajadas de vento intensas e descargas elétricas. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos em praticamente toda a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Entre a terça-feira (23) e a quinta-feira (25), a frente fria continuará avançando em direção norte e será capaz de causar tempestades também no restante de Minas Gerais, no Espírito Santo e até mesmo no sul e litoral da Bahia.
Previsão de acumulados totais de chuva até o sábado da semana que vem mostra que os volumes totais de chuva podem chegar a 100 mm em diversos estados, causando transtornos.
Além disso, na segunda-feira (22), uma intensa massa de ar frio começa a avançar pelo país após a passagem das chuvas, fazendo as temperaturas caírem de maneira expressiva.

Massa de ar polar avança no início da primavera
Até o final da própria segunda-feira (22), essa massa de ar polar terá avançando por toda a região Sul, boa parte do Centro-Oeste e também começará a avançar pelo Sudeste, atingindo o estado de São Paulo.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na segunda de noite mostra a massa de ar polar avançando pela região Sul, grande parte do Centro-Oeste e também pelo estado de São Paulo.
Esse avanço fará com que, na primeira semana da primavera, as temperaturas caiam em uma grande parte do país, que inclui os seguintes estados:

Rio Grande do Sul (há risco de geadas, especialmente na serra);
Santa Catarina (há risco de geadas, especialmente na serra);
Paraná (há pequeno risco de geadas no extremo sul);
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Espírito Santo;
Minas Gerais (especialmente sul e triângulo mineiro);
Mato Grosso do Sul;
Mato Grosso (menos afetado);
Goiás (menos afetado);
Bahia (especialmente sul do estado).
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 22 e 29 de Setembro ilustra o avanço da massa de ar polar pelo país, com temperaturas mais frias que a média no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Com isso, tudo indica que o início da primavera será marcado por um tempo chuvoso e frio em grande parte do país, com tempestades severas no Sudeste e no Centro-Oeste e uma onda de frio significativa avançando pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Como as tempestades podem causar transtornos significativos em diversos municípios, não deixe de acompanhar as previsões específicas para a sua localidade ao longo dos próximos dias. Assim você evita ser pego de surpresa pelo mau tempo.
//Tempo.com

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem