Idosos iniciam peregrinação de 420 km para chegar até santuário em Bom Jesus da Lapa (BA)

 

 

 

 




 Foto: Arquivo pessoal

Um grupo de idosos peregrinos partiu para uma caminhada de 420 km, em demonstração de fé, na manhã deste sábado (28), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. As informações são do g1 Bahia.

O destino é o Santuário do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, cidade no oeste do estado. O local recebe devotos peregrinos de várias partes do Brasil, ao longo do ano, com destaque para o período entre 29 de julho e 6 de agosto, quando acontece a Romaria do Bom Jesus da Lapa — considerada a terceira maior do país.

Intitulada "O Caminho do Bom Jesus", a peregrinação dos baianos foi fundada em 2022, após estudos do caminho feitos por integrantes do grupo.
"Começou com um grupo de amigos, que traçaram esse caminho em uma planilha. Em 2019, nós tivemos a ideia de criar um oficial. Nós fomos conhecer, de carro, primeiramente, marcando esse caminho", disse o aposentado Antônio Carlos Ferreira.
Atualmente, a viagem tem duração estimada de 16 dias, mesmo número de trechos que dividem o trajeto. São de 25 km a 30 km por dia, passando principalmente por zonas rurais.

"Tem alguns dias maiores, porque não tem suporte no caminho para a gente se hospedar. São 5h ou 6h de caminhada por dia, com apoio necessário de um carro, que nos segue para carregar as mochilas, colchonetes", acrescentou Ferreira.
Enquanto se deslocam para o santuário, os trilheiros também reencontram amizades feitas ao longo das outras edições da viagem, contando com a recepção dessas pessoas para descansar ao longo da viagem.

Há uma preparação nos meses que antecedem a expedição, com caminhadas diárias, mas quem já participou da peregrinação diz que o corpo vai se acostumando no decorrer do trajeto.

"Quando você começa a caminhada de longa distância, o corpo encontra desafios de adaptação no primeiro dia. Mas, quando você chega no segundo dia, você já não sente mais as dores. O corpo vai evoluindo, se adaptando, se condicionando ao caminho. Quando você chega no quinto ou sexto dia, você já não sente mais nada", contou a aposentada Gislane Tavares.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem