![]() |
Divulgação PM |
Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis prenderam na manhã de quinta-feira (24), dois homens suspeitos de caça ilegal na região da caatinga, às margens da rodovia BA-052, no município de Xique-Xique, Bahia.
A equipe realizava patrulhamento de rotina por volta das 8h40 quando avistou um homem em uma motocicleta, saindo de uma área de vegetação, carregando na garupa um invólucro que levantou suspeitas. Durante a abordagem, foram encontradas duas armas de fogo, frascos de chumbo e pólvora, além de partes de uma ave de grande porte — identificada posteriormente como uma ema adulta, já abatida e mutilada.
Ao ser interrogado, o suspeito confessou ter caçado o animal com seu irmão, que estaria transportando o restante do corpo em outra moto. Os policiais iniciaram buscas e localizaram o segundo envolvido no povoado de Várzea Grande, no município vizinho de Itaguaçu da Bahia. No local, além do corpo da ema, foram apreendidos mais dois tatus — um tatu-verdadeiro (Dasypus novemcinctus) e um tatu-peba (Euphractus sexcinctus) — também abatidos, uma terceira arma de fogo artesanal e penas de outra ave silvestre, possivelmente morta no dia anterior.
Os dois homens, as três armas, os animais abatidos e os materiais de caça foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Xique-Xique, onde ficaram à disposição da autoridade policial. A ocorrência foi registrada como crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.