![]() |
Foto: @thiagodrone |
Os casos positivos de COVID-19 aumentaram em Irecê, no interior da Bahia, entre janeiro e 11 de julho de 2025, com pico em junho — mês marcado por grandes aglomerações, circulação de turistas e clima propício à disseminação de vírus respiratórios. A movimentação intensa causada pelos festejos juninos e a presença de pessoas vindas de outras cidades e estados contribuíram para o aumento de casos no período. Foram 16 casos positivos, segundo boletim da Secretaria de Saúde.
Diante do cenário, unidades de saúde do município funcionaram com reforço no atendimento, incluindo centrais de testagem rápida distribuídas estrategicamente, inclusive próximas às áreas de eventos.
A ação buscou identificar e conter possíveis surtos em tempo real. Todos os casos confirmados foram diagnosticados por meio de exames laboratoriais e devidamente registrados nos sistemas de controle epidemiológico.
ALERTA
Apesar do número de casos não ser considerado alarmante, a secretaria alerta a população para a importância da vacinação como a principal medida de prevenção contra formas graves dessas doenças.
As vacinas contra a COVID-19 e a Influenza estão disponíveis nas unidades de saúde, são seguras, eficazes e essenciais, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.
//Irecê Repórter