Um homem de 47 anos morreu soterrado após uma casa desabar na manhã desta quinta-feira (19), em Simões Filho, cidade na Região Metropolitana de Salvador.
A vítima, identificada como José Romildo dos Santos, ficou mais de uma hora sob os escombros, até que bombeiros militares conseguiram fazer o resgate. Um cilindro de oxigênio chegou a ser utilizado para auxiliar na respiração.
O homem foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
Segundo testemunhas, José Romildo trabalhava em uma obra em frente à casa onde morava, quando o imóvel cedeu. O caso aconteceu no Loteamento Jardim Renatão, por volta das 11h30.
A família da vítima conta que eles tinham deixado o imóvel há cerca de 40 dias, por causa do risco de desabamento. Nesta quinta-feira, a Prefeitura disponibilizou material de construção para fazer uma contenção no local.
"Essa obra era da Prefeitura, que deu início, porque uma contenção havia sido feita logo no início, por meu ex-marido, e, infelizmente, a água veio e desabou o início de uma contenção feita por nós mesmos. Quando foi ontem, minha filha me ligou dizendo que o pessoal já tinha chegado com material para dar início a uma nova contenção, pela prefeitura. Quando o material chegou, ele, meu ex-marido, estava trabalhando pela Prefeitura, para fazer uma contenção", afirmou Simone Santos, ex-esposa da vítima.
As circunstâncias do acidente serão investigadas. Contudo, moradores relataram para a equipe de reportagem da TV Bahia que a área onde ocorreu o deslizamento de terra é considerada de risco. Uma forte chuva forte atingiu a região nesta quinta-feira.
"O terreno fica encharcado. Para você fazer alguma obra, tem que esperar o terreno melhorar suas condições, porque ele fica muito encharcado depois de um período chuvoso desse. É muito perigoso", afirmou Valdemir Oliveira, superintendente da Defesa Civil de Simões Filho.
Além do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e do Samu, equipes da Polícia Militar (PM), da Defesa Civil de Simões Filho e moradores também atuaram na ocorrência.
Pela tarde, funcionários da Defesa Civil colocavam lonas em outras áreas para evitar novos deslizamentos.
Fonte: G1 Bahia
Tags:
BAHIA