![]() |
Divulgação PM |
Policiais da 5ª CIA do 2º Pelotão do 17º BPM de Guanambi deflagraram uma operação no último sábado (12), em Pindaí, na região sudoeste da Bahia, com o objetivo de coibir a prática ilegal de manobras perigosas com motocicletas, resultando na apreensão de 12 motos.
As ações de combate à prática conhecida como grau e ao uso de equipamentos irregulares, principalmente escapamentos, que colocam em risco a segurança e tiram a paz das pessoas, realizaram abordagens a 63 pessoas, 35 motocicletas e 8 carros, na sede e zona.
Durante a operação, foram apreendidas 12 motos na sede, no distrito de Guirapá e no povoado de Sanharó, por infrações variadas, como: veículos de praticantes de grau, conduzidos por menores de idade; com escapamentos adulterados, que produzem ruído acima dos limites tolerados, provocando perturbação do sossego da comunidade e poluição ambiental; e sem equipamentos obrigatórios.
![]() |
Escapamentos apreendidos. Foto: Polícia Militar |
Os veículos foram multados e removidos para o pátio. É importante frisar que vários foram liberados no local da abordagem após sanar as irregularidades. No distrito de Guirapá, além da apreensão de uma Honda/NX-4 Falcon, foram apreendidos doze escapamentos irregulares em frente à casa do condutor, o qual já havia sido denunciado várias vezes por prática de direção perigosa e perturbação do sossego, inclusive tinha sido advertido e orientado pela PM em algumas oportunidades, mas voltou a incorrer nas mesmas condutas ilegais.