![]() |
Divulgação PM |
No domingo (09/03), a CIPPA/Lençóis realizou uma operação no município de Iaçu, na Chapada Diamantina, Bahia, para verificar uma denúncia sobre a realização de um evento de disputa de canto de aves silvestres sem autorização dos órgãos ambientais responsáveis.
Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a irregularidade. Além da ausência de licença para o evento, os pássaros encontrados não possuíam registro junto aos órgãos competentes.
Foram apreendidos:
61 aves silvestres, sendo 56 Papa-capim (Sporophila nigricollis), 8 Coleirinha (Sporophila caerulescens – Papa-capim-capuchinho) e 63 gaiolas diversas.
Os dois responsáveis pelo evento foram identificados e conduzidos, juntamente com as aves apreendidas, para a Delegacia Regional de Itaberaba, onde foram apresentados à autoridade judiciária para as devidas providências legais.
Em nota, a CIPPA/Lençóis reforça seu compromisso com a preservação da fauna e combate a crimes ambientais, alertando que a captura, manutenção e utilização de aves silvestres sem autorização configuram infração ambiental passível de penalidades.