
Em um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes brasileiros, alunos da rede estadual da Bahia conquistaram um feito impressionante: obtiveram a nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Oriundos de diferentes Territórios de Identidade da Bahia, os estudantes alcançaram excelente desempenho, mostrando o domínio das competências exigidas e reafirmando o papel transformador da educação pública. Os resultados da prova foram divulgados na segunda-feira (13), pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Foto: Ascom/SEC |
No Território de Identidade de Irecê (NTE 1), Clarisse Clara da Silva Gomes, de 18 anos, estudante concluinte do Colégio Estadual Jorge Rodrigues dos Santos, em Irecê, acredita que a prática constante foi o diferencial em sua preparação. Desde o primeiro ano do Ensino Médio que faço o Enem como “treineira”, então já tenho o hábito dos estudos. Além de estudar pela manhã no colégio, também estudava à tarde em casa, fazendo o preparatório para o Enem e simulados, aos sábados e domingos. A escola contribuiu para o preparo pré-Enem no quesito de professores com bom desempenho. Minhas redações eram sempre corrigidas pela professora da minha escola, o que me ajudou a evoluir muito na escrita. Fiquei surpresa pela nota. Criei expectativa, mas não pensei que seria tão elevada assim, foi uma sensação de felicidade”, relatou.
Na Bahia, o Enem 2014 contou com a inscrição de mais de 113 mil alunos da rede estadual. Este ano, a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual alcançou 100% e registrou um aumento de 38% em relação a 2023. Parte desse êxito se deveu à iniciativa “Tô com você no Enem”, da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Além de oferecer transporte gratuito, kits com água e lanche e acesso gratuito ao metrô, em Salvador e Lauro de Freitas, o governo estadual garantiu ações de acolhimento nos dias do exame.
Foto: Ascom/SEC |
Foto: Ascom/SEC |