Injeção contra o HIV é eleita a maior descoberta científica de 2024

 

 

Foto: Freepik / imagem ilustrativa

Uma das principais publicações científicas do mundo, a revista Science elegeu como maior avanço de 2024 o desenvolvimento do lenacapavir, um novo medicamento injetável que previne a infecção pelo HIV, vírus causador da Aids. Os ensaios clínicos demonstraram uma eficácia significativa, alcançando 100% de proteção em mulheres africanas e 99,9%, em grupos de ambos os gêneros em todos os continentes. 

Siga nossas redes sociais  Facebook -Youtube e  Instagram

O sucesso do medicamento resulta de pesquisas sobre a proteína da capsídea do HIV, o invólucro que protege o material genético do vírus. Ao enrijecer essa "capa", o lenacapavir bloqueia fases-chave da replicação viral. 

O mecanismo de direcionamento do capsídeo, antes considerado impraticável, poderia inspirar tratamentos para outras doenças virais, sugere a Science. "Inicialmente desenvolvido como terapia de resgate para pacientes resistentes a outros medicamentos, a forma injetável de longa duração do lenacapavir, agora como um divisor de águas na prevenção do HIV", escreveu o químico H. Holden Thorp, no editorial da revista.
Segundo Thorp, o remédio supera problemas de adesão observados com a profilaxia oral pré-exposição (PrEP) diária e com injeções bimestrais, especialmente para populações que enfrentam estigma e desafios de acesso
//Correio Braziliense

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem