![]() |
Foto: Reprodução/Sesab |
Unidade de saúde do Estado gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu Jadiel Almeida (HRPP), em Itaberaba, na Chapada Diamantina, Bahia, superou sua meta trimestral de atendimentos. De setembro a novembro, 1.140 pessoas da região foram beneficiadas através da regulação com atendimento em pediatria, cirurgia, ortopedia e clínica médica.
A unidade se destacou ainda quanto à baixa taxa de infecção hospitalar, que se manteve abaixo de 1% durante todo o período e fechou o trimeste em 0,64%, índice muito positivo para um hospital de médio porto.
Além de demonstrar o comprometimento de toda a equipe nos cuidados com os pacientes, os números se tornam ainda mais relevantes se considerada a ocupação dos leitos referentes à cirurgia geral, que chegou a 100% em novembro. Nos meses anteriores, a ocupação esteve na faixa dos 88%, fechando o trimestre em mais de 92%.
Outros números que merecem destaque são os de exames. Nos últimos três meses, foram realizados mais de 3230 diagnósticos em laboratório, cerca de 660 raio-X e mais de 140 pequenas cirurgias. Houve incremento também na quantidade de ultrassonografias e ecocardiogramas (ECG), chegando a 464 e 242, respectivamente, números que superam a projeção definida com base na demanda da comunidade. No período, foram atendimentos realizados 5571 pela equipe multidisciplinar, que envolve fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social.
/Sesab