Corpo de Bombeiros lança Operação Florestal Bahia 2024

 

 

Foto: CBMBA
Na manhã da última sexta-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) lançou em Barreiras, a Operação Florestal Bahia 2024. A ação envolve prevenção e combate às queimadas. Durante toda operação vão estar mobilizados bombeiros militares especialistas em prevenção e combate aos incêndios florestais, além de brigadistas voluntários. Uma frota com viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como pás, foices, sopradores, enxadas e facões também são disponibilizados. Todo o Estado está coberto pelas ações a partir das seis bases operacionais para que as respostas sejam mais rápidas. 

“A prevenção é o nosso principal foco e acontece durante todo o ano, mesmo fora do período da Operação Florestal. Nosso objetivo é estar preparado para qualquer incêndio florestal na Bahia. Já estamos com duas bases montadas, a norte, localizada em Juazeiro e a Oeste, em Barreiras. Além dessas, ao todo, seis bases também podem ser instaladas nas cidades de Lençóis, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista. Essas bases estão equipadas com viaturas e profissionais capacitados para enfrentar qualquer ocorrência”, explicou o comandante-geral do CBMBA o coronel BM Adson Marchesini. 

Todas as bases florestais vão funcionar nas sedes dos batalhões do CBMBA e vão estar equipadas com viaturas e profissionais especializados na prevenção e combate aos incêndios florestais. As medidas incluem monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados. Cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas vulneráveis à ocorrência de incêndios também são adotados como estratégia pela corporação. 

As medidas de prevenção e combate incluem monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados. Cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas vulneráveis à ocorrência de incêndios também foram adotados como estratégia. A prevenção é o principal trabalho, por isso, a população também é convidada a colaborar, comunicando os focos de incêndio assim que forem identificados. 

O lançamento aconteceu na Base Avançada do Graer, em Barreiras. O trabalho é coordenado por uma força-tarefa do CBMBA, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec). A solenidade também contou com a presença do secretário da segurança pública, Marcelo Werner, do comandante do CRBM Oeste, coronel BM Jair dos Reis Pereira e do comandante do 17° BBM, tenente-coronel BM Leonardo Cedraz, além de outras autoridades. Além do CBMBA, a Operação Florestal Bahia 2024 conta com a participação da Polícia Militar, do Instituto do Meio Ambiente e de brigadistas voluntários.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem