
Com capacidade para tratamento de mais de 500 toneladas por dia, o projeto grandioso pode gerar cerca de 600 empregos diretos na fase de construção e mais 300 durante a operação, com aproveitamento de todos os materiais recicláveis, geração de energia elétrica e produção de biofertilizante.
Siga o Portal Inúbia nas redes sociais:
A carta de intenções assinada em 27 de outubro de 2021, após aprovação dos prefeitos da região, foi enviada à Fundação Bridgin, sediada em Bruxelas, solicitando apoio para implantação da Usina de Tratamento e Reaproveitamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), em atendimento à Lei 12305/10 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A Fundação Bridgin abraçou a ideia e aprovou a Carta de Intenções do CDS de Irecê em 10 de fevereiro de 2022. Desde então o processo avançou e pode finalmente começar a ser colocado em prática.
Os prefeitos do território integrantes do Consórcio, que hoje é presidido pelo prefeito de Lapão, Márcio Messias, têm se reunido constantemente para dar celeridade aos trâmites. Se vier a se concretizar, será o fim dos lixões por toda região. O próximo passo será a elaboração de Termo de Referência para realização do processo licitatório. “Orgulho de ver esse projeto, iniciado durante nossa gestão como presidente do consórcio, progredindo”, postou em suas redes sociais o prefeito de Jussara, Tacinho.
/Irecê Acontece