
A seca deve continuar por mais algumas semanas em boa parte da Bahia. As previsões para os primeiros dias de dezembro indicam que as regiões mais afetadas pela estiagem devem receber alguma umidade entre esta sexta-feira (1º) e terça-feira (5), no entanto, os volumes esperados são pequenos.
Siga o Portal Inúbia nas redes sociais:
Assim como as outras chuvas ocorridas no Extremo-Oeste, Centro-Sul e Vale São-franciscano nas últimas semanas, as precipitações do início do mês devem ser irregulares. Em algumas localidades podem ocorrer temporais e em outras podem ficar praticamente sem chuva.
Este comportamento climático é típico de anos com atuação do El Niño, fenômeno que afeta a distribuição de chuvas e o aumento do calor em todo o país. No início da semana, a meteorologia já apontava para esta possibilidade. Com o passar dos dias, o cenário vem se confirmando para chuvas abaixo do inicialmente previsto.
A análise da Agência Sertão às diversas fontes meteorológicas indica que os volumes de chuva, onde ela ocorrer, devem ser pequenos no próximos dias. Na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quinta-feira (6), apenas algumas regiões próximas à divisa com o Tocantins devem receber chuvas mais expressivas, com acumulados que podem superar os 50 milímetros em algumas áreas.
O mapa elaborado pelo órgão mostra que as chuvas não devem avançar à margem direita do Rio São Francisco, com apenas algumas localidades recebendo pancadas isoladas. Nas áreas em branco do mapa não deve chover nada neste mesmo período.
As previsões de longo prazo indicam que as chuvas generalizadas podem chegar às regiões mencionados apenas no início da segunda quinzena de dezembro.
Via: Agência Sertão
Tags:
BAHIA