Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em procedimento de fiscalização a veículos de transporte de carga no km 408 da BR-242, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, Bahia, flagrou um motorista profissional de posse de 52 comprimidos de anfetaminas.
Durante a abordagem, ao analisar a fita do cronotacógrafo, os agentes notaram que a jornada de direção do condutor estava muito prolongada, levantando suspeitas sobre a utilização de substâncias estimulantes. Ao ser questionado sobre a posse de comprimidos de "rebite", o condutor entregou espontaneamente 1 frasco contendo 52 comprimidos da substância.
As anfetaminas, cuja comercialização é regulamentada ou proibida pela ANVISA, são utilizadas devido ao efeito colateral dessas substâncias, que é a supressão do sono. Isso permite que esses condutores sustentem jornadas de trabalho ininterruptas, que frequentemente ultrapassam 24 horas de direção contínua, causando sérios riscos à segurança viária.
Diante da situação e considerando as substâncias apreendidas, o caso foi enquadrado, em tese, como "CONSUMO E PORTE DE DROGAS" de acordo com a Lei 11.343/06 - Art. 28, que diz: "Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar."
Como medida imediata, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo que o autor se compromete a comparecer ao juizado especial criminal em Seabra quando intimado.
Este incidente destaca a importância da fiscalização rigorosa nas estradas e da conscientização dos motoristas sobre os riscos associados ao uso de substâncias estimulantes durante jornadas de direção prolongadas. Somente este ano, mais de 2.800 motoristas foram autuados por descumprirem a lei do descanso.