Bebê com bronquiolite aguda morre aguardando regulação na Bahia

 

 

 

 





Um bebê de apenas 1 mês de vida, morreu na madrugada desta segunda-feira (05). O recém-nascido estava internado do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Bahia,  aguardando na fila de regulação uma transferência para um hospital de referência.

Diagnosticado com bronquiolite aguda, Daniel Levi chegou a ser intubado, mas não resistiu. Em entrevista ao repórter Leonardo Valente, os pais da criança chegaram  a suplicar por urgência na transferência do bebê.

Outro caso semelhante foi de uma criança de 4 anos com pneumonia. Infelizmente, mesmo sendo transferido, Ariel não resistiu.

Casos de doenças respiratórias com a pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e virologias  tem registrado um aumento de casos em Santo Antônio de Jesus e outras cidades baianas.

Em comunicado ao Blog do Valente a Sesab recomendou a adoção de medidas a unidades de saúde e à população por conta do aumento de casos de SRAG em crianças

Ainda conforme o órgão, diante do aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na população pediátrica da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulga nota técnica com recomendações sobre a adoção de medidas devido ao período crítico de maior transmissibilidade das viroses respiratórias.

Para as unidades saúde, a Sesab recomenda, entre outras medidas, tornar obrigatório o uso da máscara de proteção por todos os pacientes acima de 2 (dois) anos, com sintomas respiratórios, bem como o seu visitante e/ou acompanhante, para acesso às dependências das unidades; disponibilização de máscara cirúrgica em caso de sintomáticos respiratórios; e suspensão das visitas nas enfermarias e UTIs Pediátricas, ressaltando que pai, mãe ou responsável legal pela criança não é considerada visita.

Ao Blog do Valente a Sesab informou ainda que desde o mês de março, 21 novos leitos de UTI Pediátrica foram abertos pela Sesab no Estado. Dez deles são no Hospital Martagão Gesteira (HMG), em Salvador, referência no atendimento pediátrico e que atende mais de 80 mil pacientes por ano.

Também em Salvador, o Instituto Couto Maia (ICOM), o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil, recebeu outros seis leitos de UTI Pediátrica.

A Sesab ainda determinou que a UTI Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, passe a receber, por tempo indeterminado e via Sistema de Regulação, somente pacientes com que apresentem sintomas de SRAGs, a fim de operar de forma mais resolutiva no atual cenário epidemiológico.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem