Ireçê/BA: Cooperativa baiana impulsiona produção de milho não-transgênico e conquista resultados expressivos

 

O milho é um dos alimentos básicos em muitas partes do mundo e desempenha um papel crucial na segurança alimentar e no combate à fome. Nesta quarta-feira (24), Dia Internacional do Milho, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) celebra a data destacando as ações de apoio a produção de forma sustentável e livre de transgenia, o que contribui para a oferta de produtos de milho saudáveis ​​e seguros, tanto para os agricultores/as familiares quanto para os consumidores. 

Foto: Divulgação/CAR
Exemplo disso é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que cresce a cada dia com a comercialização dos diversificados produtos derivados de milho, como o Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá. Tudo produzido com milho não-transgênico, certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD). 

A Copirecê conta com recursos de mais R$ 5,5 milhões por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, aplicados no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), Assistência Técnica em Gestão (ATEG), na aquisição de máquinas, equipamentos para irrigação do solo e kits para testes de transgenia.  

Segundo a engenheira agrônoma, Zene Vieira, da Copirecê, os investimentos geraram grandes resultados na base produtiva e na receita da cooperativa. “No ano passado, foram colhidas 480 toneladas de milho e um faturamento expressivo de R$ 4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. Para este ano de 2023, a previsão é de 600 toneladas e que a receita aumente em 20%”.  

Os produtos da cooperativa vão marcar presença na Naturaltech, maior feira de produtos naturais de toda a América Latina, que acontece em São Paulo, de 14 a 17 de junho. A Copirecê se junta a mais 15 cooperativas baianas para apresentar e comercializar seus produtos no estande Agricultura Familiar da Bahia, do Governo do Estado. A participação das cooperativas na Naturaltech é mais uma oportunidade de destacar a qualidade e a sustentabilidade dos produtos da agricultura familiar baiana. 

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.  
// Ascom/CAR

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem