Sítio arqueológico recém-descoberto na Chapada Diamantina chamam a atenção por sua beleza

 

 

 

 

Lapas com pinturas rupestres recém-descoberta no município de Iramaia, na Chapada Diamantina, BA, somam-se ao sítio pré-colonial descoberto há muito mais tempo em Manoel Vitorino, ampliando a área da região de Jequié como importante centro de pesquisa e conhecimento.
Em Iramaia, o sítio arqueológico está localizado no povoado da Raposa, apresentando desenhos de animais e de pessoas, além de objetos. São aproximadamente 800 gravuras, datada, segundo informações obtidas pela imprensa local, entre 5.000 a 35 mil anos Antes de Cristo.
Ainda pouco conhecido, o local precisa ser preservado no contexto de sua importância como patrimônio natural e cultural da humanidade.


Imagem 2 - Pedra da Figura em Manoel Vitorino
Com relação ao sítio pré-colonial localizado a 1 km da cidade de Manoel Vitorino, trata-se da Pedra da Figura, com seus desenhos rupestres, que segundo relatam de historiadores, foram feitas por índios que habitavam na caatinga há milhares de anos. A localidade, apresentada como região do Cardoso, já sofreu muitas agressões humanas e também precisa ser conservada.
A arte rupestre é um conjunto de pinturas feitas nas paredes e nos tetos das cavernas pelos primeiros seres humanos durante a Pré-História.
//Blog Jitaúna Em Dia

Nenhum comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

MAIS LIDAS DA SEMANA