Prefeito Marcos Paulo de Piatã, é eleito o 8° melhor entre os 417 da Bahia

 

 

 

 

Confira 10 gestores baianos com avaliação positiva acima de 80%

No dia Nacional do Prefeito é comemorado duas vezes no Brasil: 6 de Outubro e nesta quarta-feira, 11 de Abril, que é a data oficial, conforme o Projeto de Lei 5012/16 aprovado na Câmara dos Deputados. O cargo de prefeito foi criado pela Lei nº 18, da Assembleia Provincial Paulista no dia 11 de Abril de 1835. Atualmente, o Brasil conta com 5.472 prefeitos, sendo 417 na Bahia.

Afinal, quais os principais desafios e dificuldades dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes? O Informe Baiano listou dez prefeitos de diversas regiões da Bahia com avaliação positiva (ótimo, bom e regular) acima de 80%. Confira abaixo:

Bruno Reis (Salvador) – Ex-deputado estadual, Bruno Reis, o “Bruno Trabalho”, 44 anos, substituiu ACM Neto, considerado o prefeito mais bem avaliado da história de Salvador e que foi reeleito com 73,99% dos votos válidos. Apesar da difícil missão de suceder Neto e de uma ferrenha oposição, o atual gestor tem agradado a população da capital. No início da segunda metade do seu mandato, o gestor conta com 81% de aprovação, conforme levantamento realizado pelo Instituto Paraná que ouviu 804 eleitores entre os dias 17 e 21 de março de 2023. Ao Informe Baiano, Reis agradeceu “o reconhecimento popular, um sinal de que nós estamos no caminho certo”.


O objetivo agora é “tirar projetos mais grandiosos do papel, seguir realizando novos sonhos”. “Temos aí um conjunto de entregas para serem feitas nos próximos anos e eu tenho certeza que nós vamos deixar um legado para nossa cidade. Então, nesse Dia do Prefeito, que Deus nos abençoe, abençoe nossa luta, nossos caminhos, pra gente seguir transformando Salvador”, finaliza.

Antônio Elinaldo Araújo (Camaçari) – Com 50 anos e ex-feirante, o atual prefeito de uma das cinco maiores cidades da Bahia iniciou sua vida política em 1995, quando através de uma brincadeira entre amigos numa mesa de dominó, foi citado para ser vereador. Em 2008, foi eleito para o primeiro mandato e em 2012, com 5.545 votos, o candidato mais votado da história de Camaçari. Está no segundo mandato como prefeito.


“Em seis anos de gestão enfrentamos muitos desafios. No início conseguimos organizar toda estrutura básica do município e entregamos obras estruturantes. Com a pandemia, tivemos que rever prioridades e reprogramar investimentos. Interrompemos obras estratégicas e tivemos que aportar recursos na saúde e em programas sociais, a fim de minimizar os impactos à população mais vulnerável. Superado o momento mais crítico, conseguimos melhorar os equipamentos públicos e seguimos com um programa maciço de infraestrutura e assim fechar os oito anos de mandato com chave de ouro”, disse Elinaldo ao IB.

Dr. Pitágoras Ibiapina (Candeias) – Nascido na região central do município da Região Metropolitana de Salvador e de origem humilde, Pitágoras Alves da Silva Ibiapina, 43 anos, precisou sair da Bahia para estudar e formou-se em Medicina. Ao retornar para Candeias, decidiu que iria contribuir para o desenvolvimento da cidade e foi eleito vereador. Em seu segundo mandato como prefeito, é considerado um dos gestores mais bem avaliados de todo estado com mais de 85% de aprovação.


“Os desafios foram inúmeros, mas desde quando assumimos não buscarmos olhar no retrovisor, mas trabalhar para melhorar a qualidade de vida do meu povo. Existem duas Candeias: a de antes e a que temos agora. Olhamos e investimos nos pilares que regem à sociedade civil organizada: saúde, educação, social e finanças. O dinheiro da nossa cidade é gasto com o povo da nossa cidade, pois o candeense hoje, sabe para onde vai o dinheiro do município. Ainda temos muito à fazer, por isso que todos os dias trabalhamos como se fosse o último, porque nossa meta sempre será ontem estar do nosso povo. Agora sim, a Bahia conhece Candeias!”, disse ao IB o prefeito de Candeias.

Jânio Natal (Porto Seguro) – Aos 69 anos, Jânio Natal é formado em Administração e Educação Física. Tem vasta experiência no Executivo e no Legislativo, onde já exerceu os cargos de deputado federal e deputado estadual. Sua principal missão na capital do Extremo Sul é “proporcionar a população mais qualidade de vida, com saúde e educação de qualidade”.


Sobre os momentos mais difíceis da gestão, cita “os ajustes que precisou fazer” no início para poder “ofertar todos os serviços que a população precisa, especialmente na áreas da da saúde e educação”. Até o final do mandato, pretende “reformar Passarela da Cultura juntamente com a Praça da Bandeira e a Manoel Carneiro, transformando em um ambiente seguro e agradável para a população e visitantes”.

Hildécio Meireles (Cairú) – O ex-deputado e ex-líder da Oposição na Assembléia Legislativa é considerado a maior liderança da região do Baixo Sul da Bahia. A cidade Cairu, administrada por Hildécio, é um arquipélago formado por 26 ilhas e habitada por mais de 20 mil pessoas. Para o gestor, “a maior dificuldade (do seu mandato) foi lidar com a pandemia”.


“O serviço mais importante será dá fim aos lixões do arquipélago, ação que já está em andamento, além de implementar a infraestrutura urbana”, relatou.

Daiane dos Anjos (Itatim) – Enfermeira e com forte articulação em Brasília, a prefeita tem conseguido uma série de obras para o município que fica no território do Piemonte do Paraguaçu e tem cerca de 15 mil habitantes. Nas redes sociais, tem um perfil descontraído e com engajamento bem superior a maioria dos gestores da Bahia. Algumas postagens contam com mais de duas mil curtidas. Em conversa recente com o IB, Daiane disse que “2023 é um ano de muita expectativa”.


“Nós teremos a entrega do nosso Hospital Municipal, uma obra grande. Vão ser 42 leitos. Teremos também a entrega do nosso ginásio de esportes e uma obra de infraestrutura no centro da cidade, onde vamos revitalizar todos os canteiros. Então, 2023 está só começando”, finaliza.

Elmo Nascimento (Campo Formoso) – Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Salvador, o gestor da “Cidade das Esmeraldas”, no Território do Piemonte do Itapicuru, se orgulha de ter colocado Campo Formoso com nota A na Capag (Capacidade de Pagamento), além de não registrar inadimplência no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias), o que permite firmar convênios com os diversos entes federativos e empresas públicas.


O município tem mais de 70 mil habitantes. “Estamos trabalhando diuturnamente para entregar o saneamento básico de toda a cidade e um hospital municipal de referência. Isso irá complementar todas as grandiosas obras já realizadas até aqui”, revelou.

Marcos Paulo (Piatã) – Localizada na região da Chapada Diamantina e com cerca de 17 mil habitantes, Piatã é o município mais alto e frio do estado. Conta com belas montanhas, rica vegetação e lindas cachoeiras. Além disso, tem uma potente cultura do café especial, que tem sido alvo de diversos incentivos do prefeito. Apesar do momento positivo, Marcos afirma que nem tudo são flores: “O maior desafio no momento é o atendimento da saúde (regulação) para casos emergenciais”. “A maior dificuldade (enfrentada pela sua gestão) foi a pandemia da covid e a perda de receita proveniente do minério”, acrescenta.


O gestor também cita que até o final do mandato entregará “grandes obras e serviços: asfalto de 28km da sede PIATÃ até o distrito de Inubia; Melhorar o sistema de esgoto sanitário; Concurso público”.

Luciano Pinheiro (Euclides da Cunha) – Formado em Engenharia e empresário, o gestor da principal cidade do Semiárido iniciou a carreira como vereador. Ele também já atuou como secretário municipal de Infraestrutura. Nos bastidores da política o comentário é que até a Oposição gostaria de votar com o prefeito, mas por vergonha recua da ideia.


Para Luciano, “o maior desafio para qualquer gestor nesse momento é manter a regularidade fiscal junto à Receita Federal em dias com todo o aparato implantado pelo E social”.

Diógenes “Dinha” Tolentino Dinha (Simões Filho) – Filho de Dona Edna e Seu Zequinha, o esposo da deputada estadual Kátia Oliveira segue em seu segundo mandato com alta aprovação e sem oposição na cidade.
Evangélico e com 56 anos, Dinha vem promovendo uma “verdadeira revolução”, conforme aliados, nas zonas mais pobres do município que conta com mais de 130 mil habitantes.
Fonte: Informe Baiano

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem