Piatã, na Chapada Diamantina, recebeu o certificado que garante o municipio como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação é conferida pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal.
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local. Isso porque traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.
A certificação, que tem validade de 02 anos. Para isso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo precisa atender uma série de requisitos, dentre os quais:
- dispor de uma secretaria/departamento para o turismo;
- dispor de Lei Orçamentária;
- ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR;
- ter o Conselho Municipal de Turismo ativo;
- assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios, dentre outros.
A Bahia é dividida em 13 regiões turísticas, Piatã pertencia à Chapada Diamantina.
“A certificação é um importante instrumento de reconhecimento ao trabalho realizado e que colocará Piatã na rota de ações e investimentos do Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas e do nosso potencial turístico”, ressaltou o prefeito Marços Paulo.
Confira os municípios da Chapada Diamantina que estão no mapa de 2023.
Tags:
PIATÃ