Gigante chinesa entra em acordo e assumirá fábrica fechada da Ford na Bahia, 1.200 empregos devem ser gerados

 

 

 

 


A última fábrica da Ford no Brasil que ainda estava sem destino terá um novo dono. E ele é chinês. A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, entrou em acordo com a marca norte-americana e assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, Bahia, com anúncio oficial programado para o próximo mês pela presidência da empresa multinacional. Na próxima semana, a comitiva chinesa chegará ao Brasil para estudar o modelo de negócio, confirmar o número de produtos, a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio e por fim, analisar o início da produção para 2024.
Foto: Rafael Martins/UOL
De acordo com a  UOL Carros, que recebeu informações do projeto desenhado pelo gigante chinês, que lançará a pedra fundamental de sua nova fábrica em pouco mais de 30 dias. O comunicado seria feito ainda na metade deste mês - só aguarda acordos finais e agendas políticas. De largada, o planejamento industrial terá como objetivo 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano. A BYD Auto Brasil fabricará para o mercado interno, além de focar na exportação dos produtos. SUVs, picape (em uma segunda fase) e um médio compacto estão nos planos dos chineses para híbridos e elétricos. O Song 1.5 de dois motores (elétrico 179 cv e a combustão 110 cv) deverá ser o carro de largada, com média 38,4 Km/l na cidade e 28,1 Km/l na estrada, sendo o modelo de porte médio mais econômico do país. A BYD explorará a corrente híbrida no país e dará a mesma importância da pegada elétrica. Para que tudo aconteça, a BYD investirá cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia, gerando cerca de 1.200 empregos diretos (número a ser confirmado) durante o período de implantação. O dado é do protocolo de intenção já assinado.
As unidades produzirão chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato - de acordo com o protocolo de intenções assinado entre a BYD do Brasil, subsidiária da empresa chinesa no país, e o Estado da Bahia.
De acordo com o primeiro cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas no próximo semestre. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025 - dado que precisa de validação do time chinês.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem