#Brasil: Adolescente de 15 anos é morto por colega de sala na saída da escola

 

 

 

 




Um adolescente de 15 anos morreu, nesta segunda-feira, após ser golpeado com um estilete por um colega de sala em uma escola de Nepomuceno (MG). De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na Escola Estadual Dr. Ernane Vilela Lima. O suspeito, também de 15 anos, foi apreendido.

Conforme a PM, os adolescentes teriam se desentendido devido a uma brincadeira de mau gosto feita pela vítima. O suspeito teria ficado irritado e, segundo a polícia, feriu a vítima, identificada como Kauan Miguel, no pescoço utilizando um estilete.

A Polícia Militar destacou que os funcionários da escola, ao perceberem o que ocorreu, socorreram a vítima, que foi levada ao pronto-socorro da Santa Casa de Nepomuceno. O jovem de 15 anos morreu logo após dar entrada no hospital.
 Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com a polícia, 20 minutos depois o suspeito foi encontrado pelos militares por meio de denúncia anônima.

“Os policiais retornaram até a escola. Em contato com os funcionários, eles relataram que havia ocorrido uma briga e os motivos teriam sido uma discussão entre dois alunos. A motivação teria sido algo relacionado a um apelido que ele teria dado ao autor. Com os dados do estudante que havia desferido o golpe de estilete no outro aluno, os policiais de imediato se deslocaram até a casa dele e encontraram o autor do golpe de estilete, que vitimou o outro aluno. Ele foi localizado na casa dele, na casa dos pais, e confessou, dizendo que os motivos teriam sido mesmo uma discussão entre os dois”, explicou o capitão da PM, Gustavo Lima Carvalho.

O jovem foi apreendido e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, que agora vai investigar o caso. O enterro de Kauan Miguel está previsto para a tarde de terça-feira (7).

A Secretaria Estadual de Educação emitiu uma nota oficial sobre o caso. Veja abaixo na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lamenta profundamente a morte do estudante, ocorrida nesta segunda-feira (6/3), durante uma briga com um colega na Escola Estadual Doutor Ernane Vilela Lima, em Nepomuceno, no Sul de Minas.

A vítima foi agredida pelo colega na saída da escola, no fim do turno da tarde. O estudante agredido foi socorrido pela direção da escola, levado ao hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu logo após dar entrada na unidade de saúde. A Polícia Militar foi acionada, esteve na escola para apurar os fatos e registrou o Boletim de Ocorrência. O estudante que atingiu o colega já está sendo acompanhado pela PMMG.

As aulas do turno da noite desta segunda-feira (6/3) e também desta terça-feira (7/3) foram suspensas.

A Secretaria de Estado de Educação se solidariza com os familiares da vítima, neste momento de dor, e com toda comunidade escolar, em decorrência da fatalidade. A Superintendência Regional de Ensino de Varginha, responsável pela coordenação da escola, está monitorando o caso e prestando todo o apoio às famílias.


Cabe destacar que a SEE mantém ações educativas contínuas junto à comunidade escolar para prevenir a violência nas escolas estaduais, em todo estado. Dentre as ações, destacamos o Programa Convivência Democrática, criado em 2017, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência nesse ambiente. Em 2022, também foram criados os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) que atuam nas 47 Superintendências Regionais de Ensino. As equipes são formadas por psicólogos e assistentes sociais para acolhimento e diálogo com os alunos da rede. Os profissionais do NAE que atendem as escolas estaduais do município de Nepomuceno estão elaborando Plano de Ação Emergencial, para suporte e orientações aos servidores da escola, bem como às famílias envolvidas nesta fatalidade.

Ainda com objetivo de tornar as escolas um ambiente cada vez mais seguro, a Secretaria de Educação, tem o Programa Patrulha Escolar, implementado em parceria com a Polícia Militar, para realizar rondas diárias no entorno da escola, a fim de coibir e combater à violência.

A Secretaria de Estado de Educação reafirma o apoio a todos os envolvidos nesta triste fatalidade.
//Do g1/Sul de Minas


Nenhum comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

MAIS LIDAS DA SEMANA