Bahia: Passaredo deixa de operar em Vitória da Conquista após quase três décadas

 

 

 

 

Uma das empresas pioneiras na aviação comercial em Vitória da Conquista, Bahia, deixa de operar voos na cidade no sábado (25). Trata-se da VoePass, nome fantasia da Passaredo Transportes Aéreos. Às 6h30, foi realizada a última decolagem da companhia no Aeroporto Glauber Rocha ruma a Salvador, sem previsão de retorno pelos próximos meses.

De acordo com o sistema de agendamento de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não há nenhum outro voo programado pela empresa depois desta data. Isto ocorre no momento em que a Gol Linhas Aéreas, parceira da VoePass na aviação regional, implementa voos diretos para a capital baiana em aeronaves com capacidade para 186 passageiros, substituindo a companhia parceira nesta rota.

Além disso, também não há mais voos agendados para ocorrer em aeronaves ATR-72, principal modelo usado para voos na cidade até a desativação do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo.  A VoePass é a única companhia que até então usa esse tipo de avião no Glauber Rocha. A Azul também realizou muitas viagens neste modelo de turboélice, substituído por um jato com após o novo aeroporto ficar pronto, em 2019.
Embraer E-120, modelo usado pela Passaredo até 2010 em Vitória da Conquista – Foto: Lucas Coacci | JetPhotos

A história da Passaredo em Vitória da Conquista começou em 1995, de acordo com informação da página Aero Conquista. A primeira fase durou até 2002 e os voos eram feitos nos aviões Embraer E120, com capacidade para 30 passageiros. Em 2007 houve a reativação das operações na cidade e em 2010 o modelo E145, para 50 passageiros, começou a ser usado. Somente em 2012 a companhia começou a usar o ATR-72 na cidade, aeronave para 70 passageiros à época, 68 na atual configuração da empresa.
Entre 2000 e janeiro de 2023, quase 1,2 milhões de embarques e desembarques foram realizados pela VoePass em Vitória da Conquista, e cerca de 28 mil pousos e decolagens. O recorde foi em 2017, quando mais de 173 mil passagens foram vendidas  Os principais destinos foram Barreiras, Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos, Montes Claros, Ribeirão Preto, Salvador e São Paulo, além de outras cidades com voos esporádicos.

Embarques e desembarques de passageiros da Passaredo em Vitória da Conquista – Indicadores de Mercado Aéreo (Anac)




Os dados foram obtidos pela reportagem da Agência Sertão por meio da Consulta de Voos Passados e dos Indicadores de Mercado Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ambos os sistemas foram iniciados no ano de 2000, portanto, não levam em consideração os primeiros anos de operação.

A VoePass continua atuante nos aeroportos de várias cidades da Bahia, como Barreiras, Lençóis, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, que inclusive ganhou voo direto para São Paulo e Ipatinga (MG), além de mais uma frequência semanal para Salvador.
Com a saída de cena do ATR-72, quatro modelos diferentes de aviões continuaram pousando e decolando no Glauber Rocha. A Azul usa o Embraer E195 com 118 lugares nos voos para Belo Horizonte e Salvador, enquanto a Latam usa Airbus A320, para 180 passageiros, e a Gol usa o Boeing 737, para 136 viajantes, e o 737 MAX 8, para 186, o maior entre eles.

Aumento dos voos a partir de domingo

Além do voo da Gol para Salvador, substituindo a VoePass, a Latam vai ampliar de 10 para 14 o número de voos para a Grande São Paulo. Ao todo serão 27 voos semanais entre a terceira cidade mais populosa da Bahia e a região metropolitana mais populosa do Brasil.

Além disso, a partir de 20 junho, a companhia também irá operar cinco voos de carga em Aeronaves Boeing 738, com capacidade para movimentar nos dois sentidos mais de 200 toneladas de cargas, conforme consta no sistema de agendamento de voos da Anac.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem