Bahia: Hospital Regional de Irecê amplia assistência com mais 90 leitos

 

 

 

 


Referência em média e alta complexidade para cerca de 700 mil moradores do Centro-norte baiano, o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho (HRDMDS), unidade que compõe a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalado em Irecê, teve a sua capacidade de atendimento ampliada com a abertura de 90 leitos de enfermaria. A inauguração foi feita nesta terça-feira (7) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Dos 90 leitos, 30 são reversíveis para leitos de terapia intensiva (UTI). Toda a estrutura das redes de gases, elétrica e de lógica está preparada para que equipamentos de UTI sejam instalados em caso de necessidade. Para a abertura da nova ala foram investidos cerca de R$9,2 milhões entre obras e aquisição de equipamentos.



A ampliação, segundo o governador Jerônimo Rodrigues, faz com que o hospital aumente a sua capacidade instalada, fortalecendo a regionalização da saúde. "Esses 90 leitos começam a funcionar amanhã e vão fortalecer o atendimento de alta complexidade. O prefeito [de Irecê] Elmo Vaz nos relata que o transporte de pessoas da região para outros áreas para fazer o tratamento de câncer era muito grande. Então, a pessoa já sofre com a doença e ainda tem que sofrer com a estrada. E nós vamos cuidar disso dando continuidade ao que Wagner e Rui começaram. Não é novidade, é um projeto que está se estruturando para garantir que, ainda nesse mandato, a gente consiga superar o problema", pontuou o governador.


Esta entrega faz parte das obras de reforma e ampliação do HRDMDS, que em setembro de 2022 ganhou a nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), onde foram disponibilizadas 10 poltronas para manipulação de quimioterapia, além de dois leitos de estabilização. Em breve a unidade contará também um serviço de radioterapia.

"Além dos 90 leitos, o governador também entregou o banco de leite, quatro consultórios da parte ambulatorial, onde vamos poder realizar todo o atendimento ginecológico, e o ambulatório de oncologia. Em breve, o equipamento acelerador linear também será disponibilizado. Dessa forma, junto com o setor de quimioterapia que foi entregue no final de 2022, poderemos concluir essa etapa que completa o processo de tratamento oncológico", acrescentou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Em uma próxima etapa de execução do projeto de requalificação do Hospital Regional, está previsto que a unidade de saúde seja contemplada com a implantação de novos leitos de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal; além do Centro Cirúrgico e da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). A expectativa é de que sejam criadas também outras estruturas, como o Centro de Parto Normal e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

O Hospital Regional Doutor Mario Dourado Sobrinho conta atualmente com 112 leitos e oferta atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, traumato-ortopédica, obstétrica, pediátrica e em saúde mental; internação hospitalar nas especialidades Clínica Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica, além de internação em Unidade de Terapia Intensiva.
Fonte: Ascom -Sesab

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem