Panela de pressão explodiu e destruiu cozinha de casa no interior da Bahia

 

 

 

 

A moradora de uma residência no bairro Renascer, em Guanambi, Bahia,  passou por um grande susto na manhã desta segunda-feira (16).

Ela cozinhava feijão em uma panela de pressão que explodiu e destruiu parte das prateleiras de vidro de sua cozinha. Por sorte, ninguém estava no local no momento da explosão.

O fogão da mulher, usado no preparo de marmitas para venda, também ficou destruído com o impacto da pressão criada na panela. Ela cozinhava feijão no momento do acidente.

“Queridos amigos, fui surpreendida essa semana com um acidente de trabalho, minha panela de pressão estourou e acabou danificando todo o meu fogão e minha cozinha. Graças a Deus nada aconteceu comigo, porém, perdi meu fogão e vocês sabem que ele é o meu instrumento de trabalho, e preciso fazer reparos na cozinha, pois, sem isso, não tenho como fornecer marmitas”, disse a microempreendedora em suas redes sociais.

Ela pediu ajuda de amigos e clientes para que comprem uma rifa cujo bilhete custa R$ 10, com prêmio no valor de R$ 200. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pela conta do Instagram da cozinheira.

Cuidados para evitar acidentes com panela de pressão

Um dos primeiros cuidados para evitar que acidentes como desta segunda-feira se repita é adquirir panelas de pressão de qualidade, com inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


Outra recomendação importante é não colocar alimentos em excesso, o que pode aumentar a pressão da panela para além do que ela foi planejada para suportar. Além disso, alimentos podem entrar na válvula, causando o seu entupimento.

Ao abrir a panela, é necessário esperar que todo o vapor saia. Não é recomendado esfriar a panela debaixo da torneira para acelerar o processo de despressurização. O momento da abertura é quando ocorre boa parte dos acidentes registrados.

No momento da higienização, é importante lavar com cuidado todas as partes da panela, evitando que restos de alimentos fiquem presos nas válvulas.

Outra recomendação importante é trocar a borracha a cada seis meses de uso e a válvula a cada três anos.
//Agência Sertão 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem