#Bahia: Produção de milho deve bater recorde na região de Irecê

 

 

 

 

O Prefeito de Irecê, Bahia, Elmo Vaz celebra momento da agricultura regional e destaca que território também terá grande colheita de feijão    
Um levantamento aponta que Irecê e municípios da região encerram o ano agrícola com aproximadamente 140 mil hectares plantados com milho, um acréscimo de 40% se comparado à safra anterior. O número faz a microrregião despontar como um pólo promissor para o cultivo do cereal, que até bem pouco tempo era uma exclusividade das regiões norte e oeste do estado. O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, celebrou o grande momento da agricultura regional. “Estamos sendo abençoados com um grande volume de chuvas em toda região e mais uma vez o território mostra a força da nossa agricultura regional”, destacou.    
Com chuvas bem distribuídas e lavouras já formadas, a estimativa dos produtores da região é colherem cerca de 5 milhões de sacas do grão, quase o dobro do que foi colhido na última safra. No regime de sequeiro, ou seja, o não irrigado, os agricultores dependem de boas condições climáticas para confirmarem a previsão de safra. “Tudo caminha para um excelente ano. Até o momento, as chuvas estão boas em volume e distribuição e o aspecto vegetativo das lavouras está excelente, um indicativo que não teremos contratempos com pragas, a exemplo da cigarrinha do milho, que comprometeu o resultado do ano passado”, diz o produtor Everaldo Dourado.
O milho produzido em Irecê abastece o mercado baiano e de outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco, sendo destinado para o consumo humano e animal. Além do produto in natura, produtores da região apostaram no beneficiamento do cereal. Uma cooperativa fabrica flocão e outros derivados, aquecendo ainda mais a economia. “Sei que a cidade sofre na sua malha asfáltica com o alto volume de chuvas, mas isso a gente vai resolver com um grande plano de ação que será iniciado nos próximos dias. Mas os benefícios das chuvas são muito maiores. É benção de Deus! Temos de comemorar”, pontuou o prefeito de Irecê, Elmo Vaz.
//Irecê Acontece

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem