#Bahia: Estudante conquista medalha de ouro na maior olimpíada de matemática do mundo

 

 

 

 

A organização da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou nesta terça-feira (20) a lista de premiados de sua 17ª edição. A competição envolveu 18,1 milhões de estudantes e 54 mil escolas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de todo o país.

Em Barreiras, oeste da Bahia, o estudante Emmanoel Wallace, de 15 anos de idade e gênio da matemática, conquistou a medalha de ouro na competição. Emmanoel é aluno do Colégio Estadual Duque de Caxias e conquistou, em 2018, sua primeira medalha na OBMEP, aos 11 anos. Nessa edição da prova, o jovem conquistou para Barreiras a medalha de ouro, colocando o município em posição de destaque.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional de disputa Matemática que ocorre anualmente, dividido em duas fases e três níveis, realizado pelo IMPA e a Sociedade Brasileira de Matemática, visando o estímulo do estudo da matemática e identificar talentos na área.

Em todo o estado da Bahia apenas 24 alunos conseguiram alcançar tal façanha. Mas a inteligência dele vai além, já que o jovem acaba de finalizar seu ensino médio, somente com 15 anos de idade, aliado ao fato de já ser bilíngue, com domínio do uso da língua inglesa.

Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51.90 menções honrosas. Há ainda premiações para professores, escolas e secretarias de Educação que se destacaram pelo desempenho dos estudantes.

Os medalhistas serão convidados a participar do Pic (Programa de Iniciação Científica Jr.), onde terão a oportunidade aprofundar seus estudos na matemática e receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100.

A Obmep foi criada em 2005 pelo Impa (Instituto de Matemática Pura Aplicada) e conta com o apoio do SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), com o objetivo de popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos. Os recursos são dos ministérios da MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e do MEC (Ministério da Educação).

//Sigi Vilares

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site (portalinubia.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem