#Bahia: Sesab investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Vitória da Conquista

 

 

 



A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) investiga dois caso suspeito de varíola dos macacos, em Vitória da Conquista, no suldoeste da Bahia. Até então, são três casos confirmados da doença no estado, todos em Salvador.

Segundo a Sesab, outros 13 casos suspeitos estão sendo investigados. São notificações dos municípios de Salvador (5), Santo Antônio de Jesus (2), Vitória da Conquista (2), Camaçari (1), Camamu (1), Ilhéus (1), Porto Seguro (1). Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento de pessoas próximos, bem como isolamento, foram adotadas.

O último paciente foi confirmado com a doença na quarta-feira (20), e teve o início dos sintomas no dia 13 de julho. Ele apresentou febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. Segundo a SMS, ele não precisou de hospitalização e segue em isolamento com boa evolução em domicílio.


A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA