#Bahia: Ponte Barra Xique-Xique impulsiona atividade econômica entre diferentes regiões do estado

 

 

 


Quatro meses após ser inaugurada pelo Governo do Estado, a ponte que liga os municípios de Barra e Xique-Xique, Bahia, registrou a passagem de aproximadamente 140 mil veículos. Responsável por ligar o Oeste à região de Irecê, ela tem facilitado o escoamento de safras, desde que foi entregue, em dezembro de 2021. Mês após mês, o número de veículos comerciais que utilizam a ponte tem aumentado, registrando a movimentação de 31% do fluxo obtido até agora. A obra beneficia diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.

Além de motoristas, a ponte sobre o Rio São Francisco também é utilizada por ciclistas e pedestres, que antes faziam a travessia em balsas que levavam até uma hora, considerando o tempo de espera, para chegar ao outro lado. Com investimento de R$ 133 milhões, a obra estruturante foi realizada pelo Governo do Estado em tempo recorde, sendo entregue um ano antes do previsto. Atualmente, 147 empregos diretos e indiretos são gerados somente com o funcionamento do equipamento, que conta com equipe fixa de manutenção, operação e engenharia.

De acordo com o governador Rui Costa, os investimentos em mobilidade para as duas regiões prosseguem a partir da ponte, com a implantação de novos acessos rodoviários. Um deles, anunciado quando a ponte foi inaugurada, encurtará a distância entre as cidades de Barreiras e Barra. O objetivo é ativar a economia local.

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA