Prefeito de Piatã vai às redes sociais de Rui e relata caso de homem que morreu na fila da regulação: ‘Até quando?’

 

 


O prefeito de Piatã, na Chapada Diamantina, Marcos Paulo (PDT), foi às redes sociais do governador Rui Costa (PT) para fazer um relato de um cidadão do município que morreu esperando uma vaga hospitalar na fila da regulação estadual. A exposição do prefeito foi feita numa publicação de Rui no Instagram sobre investimentos no Hospital Regional de Vitória da Conquista.

De acordo com Marcos Paulo, o homem, de 55 anos, estava internado no Hospital do município e morreu após dias à espera de uma vaga. “É mais uma pessoa que morreu nesta terrível fila da regulação. Infelizmente ele não foi o primeiro e não será o último. Ficamos dias buscando atendimento para este cidadão, conseguimos uma vaga para o dia 20, depois a central estadual de regulação nos informou a mudança para o dia 24, em seguida, mudou para hoje, dia 28, porém ele não resistiu e faleceu ao sair do Hospital de Piatã”, contou.

O prefeito ainda revelou que, em um encontro com o governador, Rui, em defesa da regionalização da saúde, afirmou que municípios pequenos não podem ter Hospital Municipal. “A questão é: com este sistema de regulação, as pessoas devem ficar em casa esperando a morte chegar?”, questionou.

“É muito triste a situação do sistema de saúde em nosso estado, e nós, prefeitos, que estamos vivendo intensamente o cotidiano das pessoas e que sabemos das dificuldades e sofremos com elas esta dor. Governador: Até quando as pessoas vão morrer esperando uma vaga na fila da regulação?”, acrescentou.

A mensagem do prefeito teve 61 curtidas até ás 12h desta quarta-feira (02) e não teve resposta.



Leia o texto na íntegra:👇

"Caro Governador Rui Costa,
Não creio que Vossa Excelência irá ler esta mensagem, muito menos respondê-la, mesmo assim, gostaria de usar este espaço para fazer um desabafo. Meu nome é Marcos Paulo, estou prefeito da cidade de Piatã, que hoje, dia 28 de fevereiro de 2022, infelizmente chora a perda precoce de mais um filho querido. Um homem de 55 anos, respeitado por todos, pai, filho e amigo exemplar que teve sua caminhada aqui na terra, abreviada. O que nos deixa ainda mais tristes, além da irreparável perda, é saber que um amigo nos deixou enquanto aguardava uma vaga em um hospital para fazer o procedimento adequado.
É mais uma pessoa que morreu nesta terrível fila da regulação. Infelizmente ele não foi o primeiro e não será o último. Ficamos dias buscando atendimento para este cidadão, conseguimos uma vaga para o dia 20 depois a central estadual de regulação nos informou a mudança para o dia 24, em seguida, mudou para hoje, dia 28, porém ele não resistiu e faleceu ao sair do hospital de Piatã. 
  Em um de nossos encontros, governador, lembro-me que V. Exc., em defesa da regionalização da saúde, afirmou que municípios pequenos não podem ter Hospital Municipal. A questão é: com este sistema de regulação, as pessoas devem ficar em casa esperando a morte chegar? É muito triste a situação do sistema de saúde em nosso  estado, e nós, prefeitos que estamos vivendo intensamente o cotidiano das pessoas é que sabemos das dificuldades e sofremos com elas, esta dor. 
GOVERNADOR: Até quando as pessoas vão morrer esperando uma vaga na fila da regulação?"

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA