#Chapada: Corrida de montanha em trilhas seculares acontecerá em Mucugê no feriado de ‘Semana Santa’

 

 

 




A 3ª Corrida do Diamante, uma corrida de montanha que será realizada em trilhas seculares utilizadas por garimpeiros e desbravadores da Chapada Diamantina, acontecerá em Mucugê, no próximo dia 16 de abril, feriado da ‘Semana Santa’. As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas neste link (clique aqui).

Uma das mais importantes da região, a corrida conta com três percursos distintos de 08, 16 e 30 km e faz várias referências à corrida pelos diamantes do século XVII, entre elas a premiação com um diamante aluvião bruto cravado em madeira para cada um dos primeiros lugares e entregue por antigos garimpeiros.

A prova terá largada no centro histórico de Mucugê, é realizada por ‘Dos Antigos Turismo Histórico’ e tem como organizadores Joaab Rocha e Antônio Roberto, e apoio da Prefeitura de Mucugê, além de patrocinadores.

No início da corrida, será transmitido um filme com cenas gravadas na época do garimpo e cenários que atualmente fazem parte do trajeto da competição. Os atletas, por exemplo, passam por pelo menos duas ‘tocas’, nome dado aos abrigos usados por garimpeiros, que preservam quase que integralmente os cenários dos tempos antigos.

O território onde será realizada a prova possui um riquíssimo contexto histórico em mais de 30km de caminhos que ficaram fechados por mais de 100 anos. disso, a 3ª Corrida do Diamante possui todos os elementos técnicos de uma corrida de montanha de alto nível com desafios, travessia de rios, altimetria, imprevisibilidade e belezas naturais.

Para a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta, a 3ª Corrida do Diamante tem uma grande importância e legado histórico cultura para o município. “Um resgate da história local e do patrimônio imaterial deixado pelos antigos também conhecidos como garimpeiros. As atividades esportivas vêm ao longo do tempo se consolidando em nosso país, mas associar esporte e cultura é realmente inusitado e a corrida do diamante tem isso”, pontuou.
//Jornal da Chapada

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA