Bom Jesus da Lapa/BA: Rio São Francisco baixa e quiosques da Barrinha tomados pela água já se preparam pra abrir

 

 

 



Após três meses com nível elevado, águas do Rio São Francisco ficam abaixo dos 8 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa. Nessa quinta-feira (17), quando o nível do rio caiu para 7,16 metros(M), segundo  registros da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM),  instalada na ponte Gercino Coelho,  os comerciantes da localidade da Barrinha que estavam com seus estabelecimentos tomados pela água em processo de limpeza e reorganização de seus quiosques e restaurantes.


O rio São Francisco registrou duas cheias no ano de  2022, chegando a 9,30 metros(m) acima do normal no último dia  9 de março, e a última foi uma  das  dos últimos 30 anos.  Além da Barrinha, uma das regiões mais afetadas foi a Ilha de Mariquinha, onde as estradas e  todos os  imóveis ficaram cobertos  pela água, e só agora os moradores começam a retornarem à suas residências para realizarem o processo de limpeza.
om essa redução o turismo ganha força na Barrinha e as feiras também serão impulsionadas já que boa parte de hortaliças e frutas comercializadas vêm de propriedades familiares ribeirinhas e de ilhas em Bom Jesus da Lapa.
//Notícias da Lapa 

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA