Choveu granizo em Rio de Contas: Entenda porque fenômeno é mais frequente no município


Alguns povoados do município de Rio de Contas, no Extremo Sul da Chapada Diamantina, registraram chuva de granizo nesta quarta-feira (16), durante temporal que atingiu a região sudoeste. Populares procuraram o L12 para comentar o susto com o fenômeno que costuma acontecer na estação do verão, associado à alta umidade do ar e ao calor.


Moradores registraram imagens da chuva de granizo ocorrida na Região do Sítio do Bonito, também houve chuva de granizo em outras comunidades do município. 

É comum ocorrer chuvas de granizo com mais frequência no município de Rio de Contas durante as estações mais quentes e existe uma explicação técnica: Segundo os meteorologistas, o que difere Rio de Contas dos demais municípios da região é a topografia, que ajuda na formação de instabilidades. Quanto mais alto for, como em Rio de Contas, o gelo que cai da nuvem não consegue derreter até chegar ao chão. 

Outro ponto é que por ficar em um ponto mais alto, o município possui uma atmosfera mais fria, o que significa que as nuvens de tempestade acabam gerando mais gelo que o normal. E quando esse gelo se desprende das nuvens, a atmosfera mais fria que o normal faz com que este gelo não derreta na queda. 

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA