Cachoeira do Cochó em Piatã é um dos mais belos atrativos naturais da Chapada Diamantina

 


A Cachoeira do Cochó, localizada no município de Piatã, na Chapada Diamantina, além de uma maravilhosa queda d’água com 12 metros de altura e águas cristalinas, tem um poço rodeado por uma pequena “praia” de areias finas e claras, perfeito para quem gosta de nadar e é usada por muitos para fazer piqueniques.
A Cachoeira é formada por rios e riachos que caem serra abaixo, proporcionando um dos mais belos espetáculos da natureza. A faixa de areia que cerca a queda d’água, facilita muito o seu acesso, pois não tem pedras escorregadias. O banho é considerado revigorante, apesar de muitos considerarem a água extremamente gelada.
A localização é considerada de fácil acesso. Partindo do centro de Piatã são 10 km de asfalto e 14 km de estrada de terra em boas condições e com sinalizações, percorrendo mais 10 minutos a pé em uma trilha curta, leve, sem desníveis e sem necessariamente contratar guias.
À esquerda da Cachoeira, alguns visitantes arriscam em subir pelo mato, uma trilha íngreme, para ter acesso à parte de cima, que muitos consideram ainda mais bonita que a parte de baixo. Lá tem outra queda d’água menor e diversas piscinas naturais, porém, são fundas, requer muito cuidado e em tempos de cheia é considerado muito perigoso, principalmente para quem não sabe nadar. 
Apesar de ficar dentro de uma propriedade privada, a cachoeira ainda está aberta a visitações sem cobrança de taxas. Os visitantes que desejaram fazer piquenique deverão levar utensílios, alimentos, bebidas e sacos plásticos para coletar todo o lixo, visto não ter estrutura nenhuma no local, e também para preservar o local e manter o menor impacto ambiental possível.
Informações Chapada News
Foto: Rubens Silva  / Portal Inúbia

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA