#Bahia: Cheia do Rio São Francisco: Força-tarefa realiza resgate de ribeirinhos das ilhas em Bom Jesus da Lapa

 

O nível do Rio São Francisco continua subindo e o trabalho de retirada das famílias ribeirinhas  das áreas de risco segue   sendo realizadas em Bom Jesus da Lapa.
Em mais uma ação, realizada na manhã deste  domingo(16), uma uma força-tarefa, da Assistência Social, com a participação de  militares da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa e do  20º Grupamento de Bombeiro, além de profissionais do Samu,  visitaram as ilhas, com o  proposito de conscientizar  e resgatar muitos ribeirinhos que ainda  insistem em não deixar suas casas, mesmo diante do aumento da vasão do rio São Francisco.
O município  preparou duas escolas  para receber os moradores, além do aluguel social que está sendo oferecido em alguns casos. Muitas famílias  estão em casas de parentes ou em residências próprias. Ainda de acordo a gestão municipal, só nas áreas de  ilhas fluviais que fazem parte do município,  impactadas pelo aumento da vazão do rio, o número de ribeirinhos  que já deixaram suas casas ou que tiveram que ser removidas de forma emergencial,  até o final da última semana, chegam a mais de 300 pessoas.


Segundo a secretária de assistência social Juliana Vaz, além do acompanhamentos oferecido às famílias  que foram impactadas pelas chuvas no município,  a pasta também monitora e acompanha os ribeirinhos que  moram nas áreas de vulnerabilidade desde o início da cheia do rio São Francisco. Ela afirma que a gestão  está oferecendo  toda assistência necessária ás famílias atingidas,  com a disponibilização de espaço de acolhimento  e doações de itens básicos de sobrevivência.



O nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, começou a subir de forma significativa  no final de 2021, e estabilizando em 6,98 metros acima do normal no  dia 28 de dezembro, e devido às  chuvas que caíram na  região e em Minas Gerais, o nível voltou a subir na primeira semana de janeiro, deixando as autoridades da região  em alerta. E na manhã deste domingo(16),  a conta estava em 8,62 metros acima do normal. E com o  início da abertura das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, o rio pode subir ainda mais nos próximos dias.
//Bom Jesus da Lapa Noticias

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA