Abaíra/BA: Obras de construção da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade anda a todo vapor

 

 

 


Tem sido grande o transtorno no centro da cidade, ruas esburacadas, montoeiras de terras, poeira, mas como diz o dito popular, “depois da tempestade vem a abonança”.   Será uma obra que depois de pronta ninguém vai enxergar, pois esta enterrada embaixo do chão, más, certamente será visível o grande beneficio que ela proporcionará a todos, principalmente aos moradores da cidade que terão uma significativa melhora na qualidade de vida.
 O projeto executado com recursos do Governo do Federal numa parceria  com a Prefeitura de Abaíra, recebe investimento da ordem de R$ 3.390.254,94 (três milhões, trezentos e noventa mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e noventa e quatro centavos).

Serão duas etapas que irão beneficiar a sede do município, nessa primeira etapa serão duas bacias que irão beneficiar os bairros de Bonfim e Centro, 50% da cidade, e a segunda etapa beneficia os  Bairros do Campo e Lafaiete, outros 50%, totalizando quatro bacias.
A construção de uma moderna estação de tratamento, com tanques fechados, garantirá  e capacidade de tratamento do esgoto de até 95% de agua tratada. E o mais importante é que essa água será utilizada no projeto de irrigação de cana e de capim para criação de vacas leiteiras para o suprimento de merendas nas escolas. E também, a cana para o incentivo a novas formações de associativismo no sentido que o município abrace toda a cadeia de produção de Cachaça de derivados da cana-de-açúcar  no município.   
A implantação dessa primeira etapa do sistema, inicialmente estava prevista para ficar pronta em meados desse ano, más, com a demora pro o inicio da execução, as obras estão sendo realizadas a passos largos, com perspectivas  de estar pronta em breve.

Está sendo realizado o assentamento de tubulações, a construção da estação de tratamento e a instalação das ligações domiciliares. “Essa obra é fruto de nossa parceria com o Governo Federal, o que nos possibilitou trazer para Abaíra mais qualidade de vida, desenvolvimento para a cidade e contribuição para a despoluição do meio ambiente”, pontua prefeito da cidade Edival Luz Silva.

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA