menu

connecta

connecta

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Rio de Contas/BA: Celebração de Corpus Christi será nos moldes de uma carreata, segue o mesmo protocolo de biossegurança do ano passado

 


Por conta da pandemia, a celebração de Corpus Christi que acontece nesta quinta-feira (03/06), segue o mesmo protocolo de biossegurança do ano passado.
As missas serão transmitidas pelo sistema de autofalantes e  pela plataforma do YouTube, a  procissão será nos moldes de uma carreata. Também não haverá a ornamentação das ruas com os tradicionais tapetes coloridos. O propósito é evitar aglomeração e preservar os fiéis de uma possível contaminação pelo novo coronavírus. 

No entanto, as tradições seculares serão mantidas, como a ornamentação das fachadas das casas, com plantas, flores e toalhas de renda ou crochê.  E na véspera, haverá o ritual da 'Noite da Lanternas': "A Lira dos Artistas, famosa por seus dobrados ímpares, com os devidos cuidados, alegrará a noite ao som de músicas sacras, várias delas de autores rio-contenses", pontua o padre Rinaldo.
"Com fé no Santíssimo Sacramento, em 2022, já concluída a imunização de toda a população do município, os festejos do Corpus Christi voltarão à sua normalidade, com a beleza singular de seus seculares rituais", vaticina o prefeito Cristiano Azevedo.
O Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo,  padroeiro da paróquia do município, é louvado com fervor e devoção pelos fiéis, que ao longo dos séculos mantém viva a chama da fé. A pomposa Festa de Corpus Christi é celebrada no município, desde 1728, cinco anos após a fundação da cidade.

A Prefeitura Municipal de Rio de Contas, através da Secretaria de Turismo entrou com um pedido formal junto ao  Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, em 2019, para  tornar a Festa do Corpus Christi Patrimônio Imaterial do Brasil. O processo está sob análise do IPHAN.
*HISTÓRIA DO CORPUS CHRISTI*
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do calendário católico. Foi instituída pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na primeira quinta-feira, referência direta à Santa Ceia, também realizada numa quinta, após o domingo da Santíssima Trindade. 
A celebração acontece 60 dias após a Páscoa: sempre  realizada 40 dias depois da Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim da festa de Carnaval.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA