menu

connecta

connecta

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Brasil: Após vacinação. mortes e internações por Covid-19 diminuem na faixa dos 60 anos

 


A vacinação começa a impactar na diminuição no número de casos dos sexagenários. A tendência que já havia sido notada em grupos mais velhos, vacinas prioritariamente, agora também já pode ser observado entre aqueles com mais de 60 anos. As informações são da Folha de São Paulo.
A partir de meados de abril, um mês depois do início da imunização da faixa etária de pessoas entre 60 e 70 anos, ouve uma queda visível. O grupo, que representava 23% dos casos hospitalizados e 29% dos mortos, despencou para 11% e 16% em junho.

Também existe uma diminuição constante no número de mortes em números absolutos. Na última semana de março, 5.737 pessoas dessa faixa etária morreram da doença. Na segunda semana de junho, foram 865, quantidade seis vezes menor.

O epidemiologista e demógrafo Raphael Guimarães, pesquisar da Fiocruz, afirma que a tendência é “seguramente um efeito da vacina”. “O que a gente tem observado é que, a medida em que o país consegue vacinar idosos mais jovens, a participação dessas faixas em mortes e internações se reduz”, disse à Folha. 

“Se tivéssemos começado a vacinar a população antes, essa estimativa de mortes poupadas pela seria vacinação seria maior ainda”, avaliou o epidemiologista Csar Victora, líder de uma pesquisa da UFPel (Universidade de Pelotas) que mostrou recentemente que a vacinação evitou a morte de 43 mil pessoas acima de 70 anos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA