menu

connecta

connecta

sexta-feira, 26 de março de 2021

Rio de Contas/BA: Estudantes do 3º ano são finalistas da 10° Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBDMA)

 

Estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Carlos Souto são finalistas da 10° Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBDMA) promovida pela Fiocruz.  Os estudantes foram selecionados por conta do projeto audiovisual sobre os "Incêndios Florestais no Município de Rio de Contas", coordenado pela professora  e também brigadista, Dilcileia Anjos.
O aluno Antônio Luiz e seus colegas creditam essa vitória à professora de Biologia, Dilciléia Anjos. "Minha professora Léia, sempre trouxe para a sala de aula a importância de prevenir os incêndios na nossa cidade, criando projetos e atividades, a exemplo da ‘Gincana das plantas’, que tinha o objetivo de propagar a educação ambiental e para o qual o vídeo foi produzido. Queríamos mostrar não só as belezas da nossa cidade, mas também contribuir para a sua preservação, uma vez que Rio de Contas possui nascentes importantes e espécies endêmicas. Participar deste projeto foi divertido e gratificante, porque descobrimos coisas que não sabíamos sobre onde moramos, além disso ajudamos no combate aos incêndios”.
A professora de Biologia, ambientalista e brigadista, Dilciléia Anjos, está exultante e fala com orgulho do projeto que capitaneou, ser um dos finalistas. “ Fomos selecionados como Destaque da Regional Nordeste, na categoria ensino Médio, modalidade produção audiovisual. Concorremos com escolas da Regional Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste I , Nordeste II e  Minas/Sul. Estar na final significa que a nossa escola desenvolve um trabalho de excelência pedagógica e dedicação à educação", explica. 
A professora complementa: "Vale ressaltar que o vídeo foi fruto de uma atividade muito apreciada pelos alunos: a "Gincana das Plantas", sendo mais um recurso didático que muito me auxilia no processo ensino-aprendizagem dos temas socioambientais". 
A Olimpíada é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e fortalecer neles o desejo de realizar trabalhos de iniciação científica que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde.
 Por Marlúcia Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA